18 janeiro 2012

Tolerância

                                         
      Os discípulos de Jesus demoraram muito a compreender a lição da tolerância. Podemos ver isso no texto sagrado quando um dos seus discípulos dirigiu-se á Jesus com a seguinte afirmação: “Mestre. Vimos um que, em teu nome, expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lhe proibimos, porque não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lhe proibais, porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa falar mal de mim. Porque quem não é contra nós e por nós”. (Mac 9-38-40).

De fato a lição de tolerância não era lá muito fácil de ser praticada, a sim como para nós também não é. Todos nós cremos na liberdade de pensamento e de expressão. Mas como é difícil e duro mantermos sentimento fraternal para com aqueles que divergem de nós em tradições nacionais, ou em pontos de vista políticos e religiosos!

O ensino de Jesus não significa que devemos em qualquer circunstância abrir mão de nossas convicções. Significa sim que devemos respeitar as convicções de nossos semelhantes, ainda mesmo quando não vemos as coisas como eles vêem. Jesus nos ensina que devemos concordar em reconhecer o direito que cada pessoa tem de pensar por si e de falar por si.

Certo filosofo disse uma vez á aqueles que violentamente se lhe oponham “Não posso concordar com uma palavra sequer que vocês estão dizendo, embora eu defenda ate á morte o direito que vocês têm de assim se expressarem”. Isso sim é tolerância.
                                           Pastor Cícero Manuel 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

A tolerancia é um adjetivo que ninguem quer usar em seu vocabulário. Mas a falta de tolerancça já veio desde o inicio do mundo.Até os discípulos não queriam ter tolerança, e muitas vezes o próprio Jesus perdia a tolerança com seu povo e principalmente com seus discípulos.

Muito bom esse artigo. A falta de tolerância tem gerado guerras em diversas partes do mundo. Vamos falar de Cristo, mas sempre lembrando que não podemos obrigar as pessoas a receberem a Cristo e serem salvas. As pessoas farão a escolha de receber a mensagem ou não.
Jurema de Souza Martins
http://preletorajurema.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...