22 novembro 2008

A gratidão gera adoração



Ser grato é demonstrar reconhecimento por favor recebido, mas nem sempre isto é comum, porque quase sempre o que observamos é ingratidão, óbvio, existem excessões, principalmente quando lemos a sagrada escritura, encontramos diversos casos que nos serve de exemplo, pessoas que tornaram-se adoradores porque souberam ser gratos.
A história dos dez leprosos narrado no evangelho de Lucas cap. 17: 11-19. Onde todos procuraram Jesus buscando a cura da lepra, todos foram curados, no entanto, só um, agora ex-leproso voltou para agradecer "E um deles, vendo que estava são voltou glorificando a Deus em alta voz; e lançou-se aos seus pés" ( vs 15, 16 ). Ele reconheceu e foi grato pelo favor recebido, o resultado desta gratidão gerou adoração, quando ele lançou-se aos pés de Jesus. Creio que só existirá verdadeira adoração quando houver nos corações o sentimento de gratidão a Deus pelos seus feitos em nosso favor mesmo sem merecermos, para que isto aconteça, precisamos tomar alguma atitudes;

Reconhecer os feitos de Deus no passado - o que não é muito comum nos dias atuais, muitos buscam a Deus desesperadamente nos momentos de necessidades, porém, depois que alcançam o favor dele em seu benefício, esquecem. A palavra de Deus mostra-nos que devemos sim, ser gratos pelo favor recebido, isso foi o que Davi fez e orientou o povo também a fazer quando trouxe a arca da aliança de volta a tenda "lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;" ( I Cr. 16: 12 ). Em outro texto encontramos um povo que retornava do cativeiro babilônico dizendo: "Grandes coisas fez o senhor por nós e por isso estamos alegres" ( Sl. 126: 3 ), em ambos os casos, percebemos a manifestação de gratidão ao reconhecerem os feitos de Deus, e por isso poderam adorar.

Reconhecer o cuidado de Deus no presente - muitos não valorizam o tempo presente porque são ingratos para com Deus, acham que são suficientemente capazes para dispensarem o cuidado de Deus em seu favor, com isso, atribuem algumas conquistas a se próprio. Samuel nos dar o exemplo de gratidão, soube ser grato ao reconhecer o cuidado de Deus, fez questão de demonstrar isso quando enfrentou os filisteus e obteve vitória, tributou isso a Deus e como prova ergueu um altar entre Mizpá e Sem, e chamou "ebenézer; porque até aqui nos ajudou o Senhor" ( I Sm. 7:12 ). Ebenézer significa pedra de ajuda. Portanto, não esqueçamos o cuidado de Deus em nosso favor, porque ele trabalha por aqueles que nele esperam. Lembremo-nos do que escreveu o profeta Isaías a respeito do cuidado de Deus por nós: " porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: não temas, eu te ajudo" ( Is. 41:13 ).

Reconhecer a direção de Deus para nosso futuro - quem realmente crer em Deus sabe que ele é fiel e cumpre seus propósitos em sua vida, mesmo que esteja passando circunstâncias adversas, crer. Jó em meio a todas as adversidades reconheceu que Deus estava na direção e tinha um futuro vitorioso para ele, ao ponto de dizer: " porque eu sei que o meu redentor vive, e por fim se levantará em meu favor " ( Jó 19: 25 ), Prosseguiu firme reconhecendo que Deus era com ele, e crendo que o melhor de Deus para sua vida ainda estava por vir. " E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mas do que o primeiro " ( Jó 42:12 ). Enquanto para muitos o futuro traz incertezas e inseguranças, nós temos a garantia na palavra do Senhor, o salmo 48 traz com eficácia tremenda um grande reconhecimento da direção de Deus para o nosso futuro, o salmista expressa-se sobre isto da seguinte maneira: " porque este Deus é nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até a eternidade" ( Sl. 48: 14 ).

Podemos concluir que só os corações gratos a Deus desenvolvem estas atitudes, reconhecendo os feitos de Deus no passado, gozando do cuidado no presente, e assim, tendo certeza do futuro, então será gerado em nós o coração de verdadeiros adoradores que se prostram diante do pai que é digno de ser adorado. AMÉM! ( Pr Cicero)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Casríssimo Pastor Cícero.
A Paz do Senhor Jesus. Ao ler este sermão recebi grande edificação do Espírito Santo de Deus, pois comungo do mesmo pensamento e crença que só o sentimento de gratidão é capaz de gerar em nós a verdadeira adoração que Deus espera de cada um. Esta mensagem e fundamental para o fortalecimento espiritual de muitos cristãos que ainda não conseguiram desprender-se da condição de que para adorar a Deus é preciso primeiramente receber bençãos dele. Na verdade, o sacrifício de Jesus na cruz já é motivo mais que suficiente para adorarmos ao Senhor por esse amor incondicional pelas nossas vidas. Obrigada por este presente, que Jesus Cristo o abençoe juntamente com toda a sua família.

Elaine Marques( Professora da Escola Dominical em Luziânia-Goiás)

Querida professora da EBd ore por mim para que eu realmente possa continuar sendo simples servo a serviço do Rei e do seu povo, muito obrigada pelas considerações. Um abraço fique na paz.

Pastor aprendi muito com o irmão,e a unção ela se passa vou oregaresta mensagem.
Que deus te aboçoe muito ta,que ele continue te usando com poder e dom da palavra um abraço do missionario Fernando da Igreja Pentencostal Jesus Cristo Voltara.
Amem!!
Estarei orando para o irmão,a graça ea paz do senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...