30 novembro 2008

Fazendo a vontade de Deus


Introdução - Fazer a vontade de Deus deve ser desejo de todo cristão, mas nem sempre a prática desse desejo tem se concretizado em nossas vidas. Porque as ideias e as práticas da sociedade moderna que são contrárias a vontade de Deus, quase sempre acabam neutralizando este desejo, levando-nos a fazer a nossa vontade e não a de Deus. Sobre isto Jesus nos deu exemplo quando esclareceu o porque da sua vinda " Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" ( Jo. 6:38 ). Com essa afirmativa do senhor Jesus, devemos diligentemente buscar fazer a vontade de Deus como prioridade máxima de nossa vida e as sagradas escrituras nos oferece alguns detalhes para alcançar este objetivo, então vejamos alguns;

Mantenha íntima comunhão com Deus - percebemos que o desejo de Deus sempre foi manter comunhão íntima com o homem, isto é visto desde a criação quando Deus formou o homem e a mulher e colocou-os no jardim do Éden e mantinha comunhão com eles até o dia em que desobedeceram e tentaram esconder-se de Deus, conforme Gênesis 3:8. Esta comunhão íntima com Deus só é possível quando temos uma vida de compromisso regada a oração, o que foi visto durante o ministério de Jesus, até mesmo quando caminhava para a crucificação ele colocou a sua vontade diante do pai, no entanto, não foi a sua vontade que prevaleceu porque assim ele orou ao pai: " (...) meu pai, não seja feito como eu quero, mas como tu queres" ( Mt. 26:39 ). Só quem tem íntima comunhão de Deus busca orientação e direção antes das decisões, isso foi o que Jesus fez antes da escolha de seus discípulos " Subiu ao monte a orar e passou a noite em oração " ( lc 6: 12 ). Assim como Jesus, se queremos íntima comunhão com Deus devemos cultivar uma vida de oração.

Mantenha uma vida de obediência a sua palavra - gosto muito da expressão do salmista quando diz: " lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho " ( Sl. 119:105 ). Assim o cristão deve viver, tendo a palavra de Deus como guia, é ela quem ilumina o caminho dando direção para cada passo, foi com este propósito que Deus orientou Josué para ter um caminho seguro para o sucesso na sua nova missão " Não se aparta da tua boca o livro desta lei; antes medita nele de dia e de noite, para que tenhais o cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido" ( Js. 1:8 ). Não basta simplesmente conhecer a palavra, mas está disposto a obedecê-la, porque esta é a vontade de Deus. Ele revela a sua vontade através da sua palavra para que nós obedeçamos assim como fez Filipe que depois de evangelizar e testificar a palavra do Senhor em muitas aldêias, ouviu o anjo do senhor falar para levantar-se e ir para Gaza, lugar deserto, ele obedeceu e o propósito do Senhor foi realizado, conforme Atos 8:25 - 39. Ao contrário de Jonas que sabia a vontade de Deus, que deveria ir para Nínive, mas preferiu fugir para Tarsi. O jovem rico de Lucas 18:18 - 25, é outro exemplo, ouviu de Jesus o que deveria fazer, mas resolveu desobedecer, portanto meus amados, a obediência a palavra de Deus é o caminho para aqueles que querem fazer a vontade do pai.

Mantenha a vida cheia do Espírito Santo - manter uma vida cheia do Espírito Santo, esse era o desejo do apóstolo Paulo para a igreja de Éfeso quando recomendou-lhes o seguinte: " Não vos embriagueis com o vinho, em que a contenda, mas enchei-vos do espírito" ( Ef. 5:18 ). O maior desafio do cristão na presente geração é manter uma vida cheia do espírito, o preço a ser pago é realmente alto, mas pode ser pago, basta o cristão se submeter a ação do Espírito Santo, buscando de todo coração e despojando-se de tudo o que impede a ação dele, isto foi o que recomendou o apóstolo Paulo: " Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundiçia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus " ( II Cor. 7:1 ). Portanto, o cristão com uma vida purificada através da ação do Espírito Santo, estará assim revestido do poder para testemunhar, tendo compromisso com a palavra de Deus, e nele existirá temor e através dele Deus fará maravilhas, conforme Atos 2:42 - 43. Assim foi com Estevão, homem cheio do Espírito Santo, conforme Atos 7:55, que não temeu nem mesmo a morte, mas fez a vontade de Deus.

Conclusão - É necessário que todo crente em Jesus Cristo mantenha íntima comunhão com Deus, e tenha uma vida de obediência a sua palavra, só então manterá uma vida cheia do Espírito Santo, e assim fará a vontade de Deus. Que Deus em Cristo nos ajude a fazer a sua vontade. AMÉM! (Pr Cicero)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...